O que quer dizer coparticipação no plano de saúde?


Coparticipação é o valor que o consumidor paga à operadora devido à realização de um procedimento em saúde. Esse valor é referente ao valor estabelecido no contrato quando a operadora não tem responsabilidade de cobertura.

A existência dessa norma protege o consumidor quando estabelece o percentual máximo para a realização de mais de 250 procedimentos, dentre os quais estão inseridos: exames preventivos e tratamentos de doenças crônicas, como por exemplo, câncer e hemodiálise. Essa medida esclarece as lacunas que existem na legislação, garantindo a transparência e fornecendo segurança jurídica ao consumidor.

O que são convênios na administração pública?


Na administração pública brasileira, o convênio se refere a todos os acordos firmados entre uma entidade da administração pública referente a acordos firmados entre uma entidade pública estadual, distrital ou municipal visando a realização de objetivos de interesse comum entre os participantes.

A formação de um convênio é uma das formas da administração direta ou indireta ou entidades particulares sem fins lucrativos, para realização de objetivos de interesse comum entre os participantes.

Essa formação é uma das formas possíveis de impor disciplina a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos orçamentos fiscais e da Seguridade Social da União. Não se trata, porém, de um contrato, e sim de um acordo, pois não é vinculante nem possui partes com interesses conflitantes.

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?


A função do seguro saúde e o plano de saúde tem o mesmo interesse: dar assistência médica e hospitalar a todos os seus clientes. A única diferença é que o seguro saúde dá ao segurado a escolha de hospitais, médicos e laboratórios.

Aumento de preço por mudança de faixa etária


Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o reajuste da mensalidade de planos de saúde por mudança de faixa etária fere, acima de tudo, o Estatuto do Idoso (lei 10741/03).

O próprio Estatuto do Idoso já traz no artigo 15, parágrafo 3 é proibido discriminar o idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

O reajuste nos planos de saúde obedece a critérios por idade devido o às mudanças naturais do organismo e suas necessidades.

Negar ao idoso o direito de ser tratado como ser humano é crueldade, mesmo havendo diferenças no valor para as idades anteriores, que varia a cada 4 anos.

Apenas para ilustrar: 0 a 18 anos; 19 a 23 anos; de 24 a 28 anos, 20 a 30 anos, 34 a 38 anos...

O que é período de carência do plano odontológico?


A carência é o período em que o conveniado está impedido de realizar algum procedimento obedecendo aos prazos existentes no contrato que será assinado pelo contratante do plano.

No caso de uma urgência, o cliente já pode usar o plano para procedimentos simples após 24 horas do contrato assinado.

Após 30 dias, ficam liberados os casos de exames e consultas. Funciona praticamente da mesma forma que o plano de saúde.

O que é Plano de Saúde Individual?


De acordo com a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Plano de Saúde Individual é um “plano que compreende a assistência à saúde de contratação individual, oferecido pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde para a livre adesão de pessoas físicas, com ou sem seu grupo familiar.”

A aquisição do plano é validado por um contrato de Plano de Saúde Individual, um “instrumento jurídico firmado legalmente entre uma operadora de plano de saúde e uma pessoa física para assistência à saúde de um indivíduo ou de um grupo familiar”.

Tipos de Plano de Saúde Individual


No Plano de Saúde Individual existem duas modalidades de contratação:

*Contratação individual

*Contratação coletiva por adesão

Plano de Saúde Individual por Contratação individual

O processo de contratação individual é fácil e prática e pode ser feita nos plano Vitallis, Premium Saúde, entre outros.

Plano de Saúde Individual por Contratação coletiva com adesão

A contratação coletiva com adesão beneficia profissionais de classe, empregadores do comércio, comerciários, servidores públicos e estudantes. A cobertura e abrangência é maior, com possibilidade de planos sem coparticipação. Em Belo Horizonte, planos de saúde do Bradesco Saúde, SulAmérica Saúde, Amil, SAMP, Vitallis, entre outros, oferecer essa modalidade de contração.